Projeto de Monitoramento do Formoso Noticiado no Portal G1


Por: G1 TO, com informações da TV Anhanguera, Fonte: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2017/02/apos-seca-rio-formoso-tera-aparelho-para-monitorar-retirada-de-agua.html
Data 2017-08-03

Após passar por um período de seca, o rio Formoso, que fica em Lagoa da Confusão, ganhou um aparelho que vai monitorar, em tempo real, a quantidade de água retirada. Neste sábado (18) o equipamento passou por testes. A captação de água chegou a ser suspensa em 2016 por causa da crise hídrica, que é a falta de chuva agravada pelo uso indiscriminado de água.

O rio formoso é um dos principais do nosso estado e corta 28 municípios. Há mais de dez anos, produtores rurais utilizam a água dele para irrigar plantações, mas sem o uso e controle adequados e com as mudanças climáticas, a natureza foi sentindo os impactos.Nos últimos anos, durante o período de estiagem e por causa da ausência de fiscalização do uso da água, o rio sofreu com a seca. A tecnologia pretende mudar essa realidade. O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele é capaz de monitorar o nível e vazão da água. Foram meses de estudos. As instalações de cabos e monitores já começaram.

Os cabos foram instalados em uma bomba. Eles vão levar as medições do nível e vazão da água do rio até uma cabine onde tem um transmissor. As informações serão enviadas em tempo real para Palmas, onde pesquisadores ficam de olho nos índices que indicam se a água do rio está sendo usada corretamente ou não.

A medida é o resultado de uma audiência pública realizada em novembro do ano passado, quando a Justiça determinou que produtores, comunidade, universidade e órgãos de fiscalização encontrassem uma solução para o problema da escassez de água.

Link para notícia: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2017/02/apos-seca-rio-formoso-tera-aparelho-para-monitorar-retirada-de-agua.html


Sobre

Gestão de Alto Nivel
Telefone: (63) 3232-8219
E-mail: cidades@uft.edu.br

Endereço

Orla 14 - Praia da Graciosa, Av. Parque, QI 04, Lote 03
CEP: 77.026-035
Palmas – TO, Brasil